KIDS ALARDO

Porque a hidratação deve ser uma diversão. Assim teremos crianças saudáveis e felizes.

O facto de as crianças se encontrarem em constante desenvolvimento (físico e cognitivo) faz com que sejam uma exceção à regra do consumo de água. Elas precisam de consumir mais água do que os restantes grupos etários, no entanto, acabam por não consumir água em quantidades satisfatórias, preferindo o consumo de refrigerantes açucarados sem qualquer valor essencial para o organismo.


O consumo ideal de água para uma criança varia de idade para idade:


  • Dos 2 aos 3 anos – 900ml
  • Dos 4 aos 8 anos – 1100ml
  • Dos 9 aos 13 anos - 1500ml
  • Adolescentes – 2500 ml


Ver aqui

Muitas crianças estão envolvidas em actividades de carácter desportivo que as ajuda a desenvolverem-se de forma saudável, no entanto, nem todas têm a noção da necessidade acrescida de hidratação após o exercício físico e necessitam de consumir mais 600ml de água do que o recomendado.


As crianças que se mantêm hidratas são mais propensas a manter um peso saudável. O consumo de água regular ajuda, por um lado, as crianças a manter um apetite saudável e, por outro, ajuda com que o metabolismo atinja o seu potencial máximo. As crianças que se mantêm hidratadas são mais ativas e um aumento da atividade implica um aumento das calorias que se queimam.


As crianças que não consomem água suficiente apresentam sinais de desidratação, nomeadamente, dores de cabeça, fadiga, aumento de peso e urina escura. O consumo de água é vital para a saúde de qualquer criança e para combater estes sintomas é importante incentivar as crianças a consumir mais água. É importante estabelecer um bom ritmo no consumo de água e não esperar pela sede para consumir água, uma vez que, quando estamos com sede o processo de desidratação já está em curso.